Tuesday, April 7, 2015

Oficina de probióticos naturais nº1: chucrute e kimchi


















segunda feira 27 de abril das 19.00 às 21.30

Os alimentos probióticos incluem microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas conferem imensos benefícios para a saúde das pessoas.

Estes microrganismos ajudam a fortalecer o sistema imunitário e também podem sobreviver durante a digestão chegando ao cólon vivas, ajudando a restabelecer a flora intestinal, que pode ter sido alterada por diversas causas.

O estilo de vida pouco saudável, e o mais importante, as dietas pouco saudáveis destroem as nossas quantidades naturais de microorganismos probióticos. Neste sentido, é uma boa ideia adicionar um suplemento de probióticos à nossa dieta e melhor ainda poder fazê-los em casa!

Os benefícios para a saúde dos probióticos:

Os seguintes benefícios estão associados com a ingestão de doses diárias de probióticos:

- Melhora a resposta do sistema imunitário
- Reduz os efeitos negativos de tomar vários tipos de antibióticos.
- Ajuda na prevenção e tratamento da inflamação do cólon após cirurgia.
- Ajuda a prevenir o eczema na juventude.
- Aumenta a capacidade de digerir alimentos.
- É terapêutico para as infecções virais das vias respiratórias, melhorando o sistema imunológico em geral.
- Reduz a intolerância à lactose.
- Reduz a incidência das infecções por leveduras, vaginite e candidíase.
- Aumenta a capacidade de absorver os nutrientes dos alimentos.
- Alivia muitos distúrbios digestivos comuns, tais como a obstipação e a diarreia.
- Atua como um remédio para o mau hálito (halitose).
- Aumenta a capacidade de sintetizar a vitamina B.
- Aumenta a capacidade de absorver o cálcio.
- Promove a atividade antitumoral e anticancerígena do organismo.

Vamos criar estas bactérias benéficas para o organismo através de alimentos funcionais que as contém e aprender técnicas de conservação de alimentos.
Uma série de oficinas teórico-práticas onde iremos explorar mais sobre este mundo fascinante dos vários tipos de fermentação.

Formadoras:

Filipa Costa Leite
Engenheira do Ambiente de formação mas apaixonada pela alimentação saudável, do crudívorismo ao vegetarianismo há mais de 10 anos. Cozinho diariamente para uma família numerosa desde o bebé ao meu cão :) e procuro sempre saber mais sobre como criar refeições nutritivas e saborosas para um público tão exigente e distinto e por isso sou uma exploradora nesta área do 'faça voçê mesmo'.
Alimentação consciente, cosmética natural, detergentes ecológicos, gravidez e parto são áreas às quais me dedico de corpo e coração porque acredito num mundo melhor e em mim como catalisadora de mudança.
Na alimentação a minha principal preocupação são os alimentos processados (o açúcar, o sal, o leite e os pesticidas) por isso opto por fazer grande parte deste produtos em casa: da granola às bolachas cruas, do pão aos leites vegetais, sumos de fruta e obviamente os fermentados.
No sentido de reforçar o meu sistema imunitário sempre tomei cápsulas de próbióticos mas desde que os aprendi a fazer em casa nunca mais comprei. É fácil, divertido, saudável e económico!!

Tuxa Costa Leite
Cozinheira por vocação e auto-didata de profissão. Cozinha há mais de 30 anos para família e amigos. Começou com 10 anos a ter aulas de aulas de culinária na escola e desde aí soube que a cozinha era a sua paixão. Cresceu no restaurante dos pais no estrangeiro e entre tachos e panelas foi aprimorando técnicas e pratos diversos.
Depois de casada e já em Portugal, manifestou este amor em aulas de culinária, em festas temáticas e caterings. Há uns anos começou a estudar a cozinha medieval e as formas de conservação ancestrais e nunca mais parou. Actualmente confecciona grande parte do produtos do dia-a-dia selecionados criteriosamente por uma família exigente e dá aulas de culinária.


Preço: 25€ (inclui degustação dos produtos e cultura mãe para iniciar a fermentação)
Local: Quintal, Rua do Rosário, 177 Porto
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop



No comments: