Monday, May 18, 2015

Workshop "Que estudos e profissões poderão ter mais a ver contigo? Uma abordagem morfopsicológica para estudantes, pais e educadores"
















terça feira 2 de junho das 20.00 às 21.30

Em que áreas te sentirás mais realizado e onde serás mais competente?

Terminando o 9º ano, é altura de uma das grandes decisões das nossas vidas: escolher a Área curricular a seguir pensando  nas profissões que mais nos agradam.   Possivelmente, a primeira grande decisão é logo uma das mais importantes. Com 15 anos apenas, cheios de dúvidas,   sem  sabermos o que mais gostamos, o que mais nos convém e quais as nossas capacidades. Mas essa decisão tem de ser tomada e quase logo a seguir, no 12º ano, uma outra escolha ainda mais decisiva terá de ser feita: escolher o curso e/ou profissão a seguir. Com a inexperiência de vida, o nosso quase total desconhecimento acerca das nossas capacidades inatas, das nossas habilidades naturais, dos nossos talentos, daquilo que mais nos preenche e tem a ver connosco, somos obrigados a tomar decisões extremamente condicionantes para o nosso futuro. 

Algumas vezes acontece também – e quase todos nós conhecemos casos destes – termos sido bons alunos, termos tirado um curso com grandes notas,   mas um dia, ao abraçar uma carreira, podermos não ser competitivos nessa profissão, ou então, embora competitivos, podermos perceber não ter sido a escolha acertada, ter sido um enorme erro, apercebermo-nos que não temos nada a ver com o que fazemos, não nos sentirmos bem na nossa carreira, o que levará a uma grande insatisfação,  sensação de falhanço  e ao fracasso. Isto depois de muito investimento em tempo e dinheiro e normalmente com muito poucas possibilidades reais de alterarmos o nosso rumo e de nos refazermos para começar de novo.  

Quais as tuas capacidades inatas e potencial ? O que te fará sentir completamente realizado ?
 É aqui que a Morfopsicologia ao dar acesso a um autoconhecimento imediato tem um papel decisivo. Ao permitir-nos conhecer o nosso inconsciente, permite-nos saber como realmente somos, quais as nossas motivações mais profundas, quais as nossas capacidades inatas e qual o nosso potencial. Identifica também os nossos pontos fortes, as forças com que podemos contar,  os nossos pontos perfectíveis - e como estes podem ser trabalhados de uma forma pro-activa -, e os factores que nos impossibilitam progredir e avançar rumo a um melhor destino. Incomparavelmente mais favorável, mais de acordo com a nossa natureza e onde seremos mais competentes.

O que é a Morfopsicologia?

O termo Morfopsicología, deriva dos termos gregos  Morphe (forma) y Psyche (espírito/alma) e é utilizando as palavras do seu grande mentor actual  o Dr. Julian Gabarre, "a nova psicologia diferencial, que estuda a psicologia do comportamento e do carácter do ser humano, através do estudo metodológico do rosto e das suas conexões com o cérebro". Tendo como leitmotiv " Compreender, não julgar".

A Morfopsicologia tem base científica?

Em 2010, na Universidade Autónoma de Barcelona o Morfopsicólogo Dr. Julián Gabarre Mir, apresenta e é a primeira pessoa a publicar uma tese de doutoramento sobre a Morfopsicologia. “O Rosto e o cérebro: duas caras de uma mesma realidade”,  utilizando uma metodologia científica e moderna pondo o foco na tripla relação : psicologia, cerebro e morfología do rosto. Este seu trabalho excepcional, teve a mais alta avaliação dos seus pares (CumLaude).

Formador: José António Zamith
Lincenciado em Informática/ Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense, professor na Escola Secundárias D. Sancho I - em Vila Nova de Famalicão, e Morfopsicólogo formado pelo Instituto Superior de Morfopsicologia de Barcelona, Curso ministrado pelo Mórfopsicologo  Dr. Julian Gabarre autor do livro "O rosto e a personalidade" e que foi a primeira pessoa a publicar uma tese de doutoramento sobre Morfopsicología  com  "Rosto e cerebro, duas caras de uma mesma realidade" (UAB, 2010).
joseantoniozamith@morfopsicologia.pt
WWW.MORFOPSICOLOGIA.PT

Objectivos:

Através da visualização, análise e explicação de inúmeras imagens de rostos, promover conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e as leis bases da Morfopsicologia.
 Sensibilizar e promover conhecimentos sobre as estruturas e elementos do rosto associados às diferentes características, capacidades inatas e potencial individual e a importância destas na escolha de uma Área de estudo ou profissão;
Identificar e reflectir sobre as grandes motivações e necessidades da pessoa e de como podem ser identificadas através da Morfopsicologia.
Identificar em função de cada tipologia de rosto a melhor forma de estudar e aprender.


Conteúdos Programáticos:

Leis biológicas e temperamentos. Forças de expansão e de conservação. Capacidade energética quantitativa e qualitativa. Tonicidade e atonia.
Os três zonas do rosto:  Intelectual, Emotiva e Instintiva. O Pensamento, o Sentimento e a Vontade.
Relação entre a moldura do rosto e os receptores sensoriais.
Aptidões Intelectuais.
Aptidões e competências profissionais, orientação na escolha dos estudos a seguir e da profissão.
Tonicidade e rendimento nos estudos e na profissão.
O inconsciente e as grandes necessidades e motivações.
As capacidades criativas.
Tempos para os estudos. Diferentes formas de estudar e aprender consoante a estrutura da pessoa.
Exemplo prático da metodologia de um estúdio morfopsicológico.

Destinatários: este workshop destina-se ao público em geral, nomeadamente aos pais que têm filhos em idades de escolha dos estudos a seguir ( 9º anos e 12º anos). 

Local: Quintal Bioshop, Rua do Rosário, 177, 4050-524 Porto
Preço: 15 Euros
Inscrições e informações: tlf 222 010 008 ou por email: mail@quintalbioshop.com

Inscrição válida após pagamento no Quintal ou por transferência bancária para o nib: 0007 0000 00190179850 23 (enviar comprovativo da transferência por email)
Atenção: Antes de fazer a transferência confirme se ainda há vagas.
As desistências só serão reembolsadas com aviso prévio até 24 horas antes do workshop

No comments: